A mente que confia em si mesma não pesa sobre os pés

Nathaniel Branden em Qual é a fisionomia da autoestima?

Existem algumas maneiras relativamente simples e diretas através das quais a auto- estima se manifesta em nós e nos outros. Nenhum desses itens, tomados em separado, garante alguma coisa, mas, quando todos aparecem juntos, a autoestima pode ser dada como certa.

A autoestima se expressa no rosto, nos modos, na maneira de falar e de se mover que projetam o prazer que a pes­soa sente por estar viva.

Se expressa na tranquilidade em falar das próprias conquistas, ou dos seus defeitos de maneira direta e sincera, pois a pessoa tem uma relação amistosa com os fatos.

Se expressa no conforto que a pessoa experimenta ao fazer e receber elogios, expressar afeto, apreciação, ou algo semelhante.

Se expressa na abertura a críticas e no tranqüilo reconhecimento de seus erros, porque a autoestima não está vinculada a uma imagem de “ser perfeito”.

Se expressa quando as palavras e os movimentos tendem a ter uma qualidade tranquila e espontânea, refletindo o fato de que a pessoa não está em guerra consigo mesma. Se expressa na harmonia entre o que a pessoa diz e o que faz, na maneira como se apresenta visual e verbalmente e se movimenta.

Se expressa numa atitude de abertura e curiosidade diante de idéias novas, novas experiências e novas possibili­dades de vida.

Se expressa no fato de que as sensações de ansiedade e de insegurança, quando aparecem, talvez sejam menos inti­midadoras e esmagadoras, pois aceitá-las, lidar com elas e superá-las raramente será difícil ou impossível.

Se expressa na capacidade de apreciar os aspectos humorísticos da vida, em si mesmo e nos outros.

Se expressa na flexibilidade para reagir às situações e aos desafios, pois a pessoa confia em suas ideias e não enca­ra a vida como uma condenação ou derrota.

Se expressa no conforto que é vivenciado diante de um comportamento assertivo (não beligerante), em si e nos outros.

Se expressa na capacidade de preservar uma qualidade harmoniosa e digna sob condições estressantes.

Estar relaxado implica não se esconder de si mesmo e estar em paz com quem se é.